Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale De Anta

Vale De Anta

Aí estão os reis.

Esta tradição pode dizer-se que tem a sua origem na era cristã, já que esta religião celebra a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. No entanto, embora haja muitas canções de cariz religioso, o cantar dos Reis de porta em porta é mais do nível profano.

Se repararmos nas diferentes versões do cantar dos Reis, encontraremos, quase sempre referência à «porta». É caso para concordar com o Padre Manuel Juvenal Pita Ferreira que diz que os Reis são as Janeiras, cantadas em várias terras do Continente, que, em algumas versões também se referem aos «portais». Ora Janus, na mitologia romana, era o deus das portas, das entradas e das saídas; também em algumas canções das Janeiras vamos encontrar alusão aos frutos secos – figos e castanhas. O que nos faz relacionar com as ofertas de frutos secos também em honra do deus Janus. E nós ainda conservamos a tradição de comer doze passas à meia-noite de 31 de Dezembro. Outra provável ligação com as festas a Janus parece estar no facto de empregarmos frutos secos no nosso bolo de mel e no bolo-rei.

Este texto foi retirado do blog de Faiões (http://faioes.blog.pt/) e tem tudo a ver com os "nossos" reis.

Este ano é a vez do pessoal da Abobeleira.Bons reis para todos e que corra tudo bem.

Para vêr um video do cantar dos reis em Valdanta clique neste link.Desculpem pela má qualidade do mesmo.É só para matarem saudades. 

http://videos.sapo.pt/7UIZmri7eLBZQz86TzpZ

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Pesquisar