Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale De Anta

Vale De Anta

Reis de Valdanta 2008!

 

 

Eram 8h30m da manhã de Domingo, quando os homens se juntaram no largo da igreja de  Valdanta . Separados em dois grupos, os nossos cantadores partiram em direcções opostas para simplificar a tarefa de percorrer todas as casas da nossa freguesia, que é uma das maiores do Concelho de Chaves.

 

Uns partiram em direcção ao Cando e os outros à Abobeleira .  Este ano a organização coube a um punhado de valdantenses que não quiseram deixar morrer a tradição, pois não houve mordomos interessados em organizar o evento deste ano. Provavelmente, os tempos difíceis servem de explicação para esse facto.

 

 

Eu tive o privilégio de acompanhar o grupo, representado em cima, que percorreu as belas ruas da Abobeleira . Foi uma alegria bater de porta em porta em todas e cada uma das casas e acordar os "estrangeiros" que ainda não conheciam a tradição dos reis. O Fernando com o seu acordeão marcava o ritmo e a rapaziada animada pelas iguarias que lhes eram servidas pelos valdantenses faziam a festa e animavam as normalmente pacatas ruas da nossa comunidade. Esta é a minha tradição preferida de todas as que existem na nossa freguesia.

 

 

 

 

Às 13 horas em ponto, chegou a hora do reencontro com o outro grupo e do repasto na casa do povo onde uma deliciosa feijoada nos esperava para nos aconchegar os estômagos.

 

Depois de almoço os grupos voltaram-se a separar e cantaram os reis pelas ruas da aldeia de  Valdanta  acabando por se encontrar, ao fim da tarde, na igreja para o tradicional cantar dos reis no seu interior.        

 

  

 

Finalmente à noite foi servido o jantar que constava de assados elaborados pelas mulheres valdantenses no forno do largo da taberna...

 

 

Até para o ano e não percam o cantar dos reis porque é uma tradição que não podemos deixar morrer. 

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Pesquisar