Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vale De Anta

Vale De Anta

Os Matraquilhos.

 

Este é um daqueles jogos que podemos encontrar em qualquer taberna ou café de Portugal. Como não podia deixar de ser, em tempos ,este foi um jogo muito popular em Valdanta. Ainda me lembro, de todos os dias à noite no café da Rita se organizarem autênticos campeonatos!! Dá para imaginar a animação que organizávamos.

 

A foto que acompanha este post, ao contrário do que possam pensar, não foi tirada em Portugal, foi captada nos E.U.A. mais propriamente em Ludlow-Massachussets em casa de "Valdantodescendentes". Um abraço para o casal dono desta casa e parabéns pois têm uma casa muito bonita.  

 

A origem dos matraquilhos.

 

O galego Alexandre Finisterre foi ferido em 1936 durante a Guerra Civil Espanhola. No hospital em que ficou internado, em Monserrat, conheceu muitas crianças também feridas e impossibilitadas de jogar futebol. Então, ele se inspirou no tênis de mesa e criou o futebol de mesa.

A partir das instruções de Finisterre, seu amigo Francisco Javier Altuna desenvolveu a idéia construindo a mesa e os componentes de madeira e metal que integram o jogo. A invenção foi patenteada em 1937, mas, após escapar do fascismo na França, Finisterre perdeu os papéis da patente. Depois de ter sido exilado para a América do Sul, introduziu algumas alterações, como as barras de aço, e divulgou o jogo pelo continente.

O jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Tanto que, na década de 1960, quando Alexandre Finisterre regressou à Espanha, o jogo encontrava-se já largamente divulgado, embora muito do crédito desta divulgação se deva ao fato dos fabricantes valencianos o assumirem como jogo nacional.

Contudo, essa versão da origem do futebol de mesa é contestada pelos alemães, que garantem que o jogo foi criado por Broto Wachter, que teria comercializado uma mesa de futebol já em 1930. A diferença é que todos os objetos eram de madeira, incluindo as barras, e os “jogadores” não tinham forma de bonecos, sendo pequenos triângulos.

Hoje em dia, o futebol de mesa é muito popular e as mesas mais modernas possuem barras de titânio, bonecos de plástico e até placar eletrónico.  

                                                                                                                           in Wikipédia

Mais sobre mim

imagem de perfil

Pesquisar