Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vale De Anta

Vale De Anta

Lugar único...

As fotos documentam um dos meus locais preferidos em Vale-de-anta . Antes de publicar este post pensei duas vezes, pois temia chamar demais a atenção para o local.

Esta eira encontra-se em estado puro, ou seja é talvez o único local de Valdanta onde ainda ninguém fez obras e mantém-se igual, desde que me entendo por gente. Esta eira retrata uma aldeia do tempo dos meus avós ou se calhar dos meus bisavós. Se eu fosse Presidente da Junta, não deixava ninguém mexer em nada do que ali está. A única intervenção seria ao nível dos telhados para os não deixar cair e talvez fazer um museu. No interior dos edifícios, seriam colocados objectos doados pelas gentes da nossa aldeia. Aqui fica uma sugestão para o nosso Presidente da Junta de Freguesia...Força Júlio. 

Se souberem onde fica não deixem de visitar o local pois vale bem a pena. Se for um dos donos desta preciosa eira, não a "destrua" em nome da nossa tradição e em memória da  gente de Valdanta .

Imaginem uma tarde de Verão, 40 graus à sombra, homens e mulheres descarregam os carros de bois cheios de palha...Este foi o cenário neste local durante anos a fio. Muito suor correu neste cantinho de Valdanta . Eram tempos difíceis mas alegres com as músicas cantadas por homens e mulheres do campo. Gente simples mas gente boa...

 

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    A.Cruz 12.02.2007 14:09

    Amigo Pereira, o problema da localização está "aparentemente" ultrapassado pois não há nada a fazer...
    A seguir deverá a Junta de Freguesia estar atenta, pois foi doado um terreno no Valor aproximado de (DUZENTOS E CINQUENTA MIL EUROS) à Associação que é Particular foi doado também, pelo menos também pela Junta (CENTO E SETENTA E CINCO MIL EUROS) património que é de todos nós doado a uma Instituição Particular, sem garantia nenhuma para a freguesia de Valdanta.
    Eu acho que também vou constituir uma Associação e a seguir vou à Junta de Freguesia, pedir terreno e dinheiro para construir um lar para eu gerir.
    A Junta de freguesia de Valdanta não foi promotora, não tem qualquer representação nos Orgãos da Associação, que deveria ter e com voto de qualidade e a seguir entregou de mão beijada o património de todos nós a um grupo de sócios fundadores "escolhidos", basta verificar a Escritura Pública de Constituição. Por ex. não convidaram ninguém da Granjinha para sócio fundador e foi porque fizeram questão de o fazer.....
    Espero que o património dado à Associação não se perca, e espero também que o Lar e as outas "valencias", sejam para servir as pessoas da freguesia de Valdanta.
    Vamos a guardar o desfecho....O povo poderá ainda ter uma palavra a dizer e eu não me importo de ir para a linha da frente e ser carne para canhão!!!!
    Uma Instituição desta natureza deverá ser para servir as pessoas da freguesia, repito, e mais não digo até ver.....
  • Imagem de perfil

    J. Pereira 12.02.2007 17:36

    Eu não queria meter-me nisto porque é um facto consumado, mas quando me vem à ideia não resisto. Não sabia é que era um assunto particular e se calhar com fins lucrativos. É?
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    imagem de perfil

    Pesquisar